Notícias

Administração apresenta novo plano de carreira aos servidores

Por Keilly Camargo

No final da tarde de quarta-feira, 06/10, a Administração Municipal de Soledade se reuniu com os servidores públicos para apresentar a proposta do novo plano de carreira do quadro geral dos funcionários do município, apresentado pela prefeita Marilda Borges Corbelini e o Oficial Administrativo, Estevan Ruschel.

Na oportunidade, os servidores puderam ter conhecimento acerca da normatização relativa ao plano de carreira, quando também puderam tirar dúvidas, concordar e discordar das propostas, a fim de aperfeiçoá-lo, para que posteriormente seja enviado à Câmara de Vereadores de Soledade para apreciação e votação, visando melhoria das disposições estatutárias dos servidores públicos, cuja finalidade é beneficiar a qualidade da prestação dos serviços públicos.

O novo plano de carreira dos servidores públicos de Soledade foi estudado por um grupo constituído de profissionais da Administração Municipal, do setor da folha de pagamento, das secretarias da Fazenda e da Administração, do Sindicato dos Municipários de Soledade (SIMSOL) e da Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Soledade (AFUMSOL).

Um dos pontos enfatizados pelo Oficial Administrativo, Estevan Ruschel, é de que o município não pode reajustar o salário de todos os funcionários sem ter justificativas concretas acerca do aumento no orçamento da administração. “Nós não podemos dar um aumento para todos, não é assim que funciona, pois precisamos ter uma justificativa de o porquê vamos fazer esse reajuste, já que estaremos tendo um gasto a mais no orçamento. Hoje, o salário do servidor de Soledade está baixo, isso é uma realidade, e essa é uma das justificativas, por isso expomos a todos o que estudamos e achamos como maneira de justificar, a fim de incentivar o servidor a fazer uma carreira no município de Soledade, e não utilizar apenas do concurso público para ir para uma rede privada ou outro trabalho”, explicou.

A prefeita Marilda ressaltou que a intenção da municipalidade é sancionar o novo plano de carreira no Dia do Servidor Público, logo após a apreciação e votação dos vereadores. “Nós não temos a possibilidade de deixar os nossos servidores milionários, isso infelizmente não é possível, mas fizemos uma proposta para que possamos equilibrar um pouco, melhorando principalmente os salários mais baixos e continuar buscando a qualificação através do plano de carreira, pois entendemos que quanto mais estudamos, mais condições teremos de desempenhar um bom trabalho em diferentes funções”, considerou.

A gestora afirma que o município gostaria de propor um plano de carreira ainda melhor, mas o que está sendo proposto é compatível às possibilidades econômicas da administração. “Estamos propondo algo que será possível executar, com a possibilidade de que os servidores permaneçam no serviço público e quando chegue na época de aposentadoria, possam ter as condições mínimas de subsistência. É uma proposta com melhorias a médio e a longo prazo, observando as nossas possibilidades econômicas de contemplarmos da melhor forma cada um dos servidores municipais”, concluiu Marilda. 


Fotos: Monique Thainá Souza