21.3 C
Soledade
quarta-feira, 25 de maio de 2022

Audiência pública debate sobre inclusão de crianças no Plano Nacional de Imunização contra a covid

Anvisa aprovou uso da vacina da Pfizer para o público dos cinco aos 11 anos, mas decisão final cabe ao Ministério da Saúde

A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid) realiza nesta terça-feira (4) uma audiência pública para debater com especialistas na área de saúde sobre a vacinação contra a covid-19 das crianças de cinco a 11 anos. O encontro ocorre das 10h às 13h na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, não participa da audiência, apesar de já ter afirmado que a vacinação deve começar na segunda quinzena deste mês. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também não enviou representantes por entender que já emitiu seu parecer a respeito do tema.

O uso do imunizante da Pfizer em crianças de cinco a 11 anos foi aprovado pela Agência no dia 16 de dezembro, mas cabe ao Ministério da Saúde incluir o imunizante para esta faixa etária na campanha nacional. O encontro na Opas terá como foco “promover um debate com especialistas na área de saúde”, “a fim de obter informações para nortear a estratégia de operacionalização e tomada de decisões”. 

Na avaliação de médicos infectologistas ouvidos por GZH, a vacina contra a covid-19 é “importante e segura para crianças”, além de ajudar no controle da pandemia.

Como vai funcionar

A audiência pública será dividida em dois blocos. No primeiro, serão ouvidos os especialistas e representantes das entidades convidadas pelo Ministério da Saúde. Cada um terá 10 minutos para a fala.

No segundo bloco, os convidados vão responder as perguntas enviadas pela população através do através do Whatsapp, pelo número (61) 99320-6913.

Destaques

Últimas notícias