18.2 C
Soledade
terça-feira, 05 de julho de 2022

Conselho Municipal de Saúde se reuniu com o Hospital Frei Clemente

Durante a sexta-feira, 13/05, o Conselho Municipal de Saúde de Soledade se reuniu, extraordinariamente, com a equipe do Hospital de Caridade Frei Clemente, tendo como pauta principal os atendimentos no Pronto Socorro da instituição e nos Postos de Saúde do município.

Por parte do hospital, os enfermeiros Alisson Klar e Fernanda Germany, o administrador Adairto Forti e o presidente Carlos Alberto Rocha responderam sobre a situação do PA, expuseram as dificuldades, os motivos que têm causado sobrecarga no sistema, os custos de funcionamento, as mudanças que foram providenciadas até agora e o que ainda será implementado, conforme o planejamento estratégico, como a sequência nos treinamentos e preparo da equipe que realiza a triagem e recepção, a busca por mais médicos e a ampliação de pessoal para compor a equipe de enfermagem.

A equipe da casa de saúde afirmou que reconhece que o hospital tem pontos e aspectos que necessitam ser melhorados, mas sempre estão atentos e receptivos para ouvir os que trazem diretamente suas críticas e sugestões e, por isso, muita coisa já mudou e o rumo do Frei Clemente está numa linha de crescimento, mas tudo é conquistado com muito trabalho e só o tempo mostrará a evolução.

A secretária de Saúde de Soledade, Edinara França, ao usar da palavra, relatou a situação dos Postos de Saúde do Município, especialmente sobre seus funcionamentos e, solicitou a autorização, do Conselho de Saúde, para que o ESF Centro (localizado no SUS CENTRAL) seja mudado/transferido para o prédio do Centro Clínico, onde atualmente encontra-se o Ambulatório Respiratório Covid-19 cujo tem data prevista para encerrar atividades, por ordem Ministerial, no final deste mês.

Conforme Edinara, o ESF Centro contará com equipe de médicos e de enfermagem suficientes para atender ao público em horário mais extensivo que o atual. A aprovação da proposta ocorreu com uma salva de palmas de todos os presentes, pois foi considerado um dos melhores projetos para solucionar a situação vivenciada atualmente na saúde, e principalmente tem a finalidade de desafogar o Pronto Socorro do hospital, que possui finalidade específica para atender urgências e emergências.

O prédio “Centro Clínico” fica no pátio do hospital, a uma distância de aproximadamente 30m da porta do Pronto Socorro e possui facilidade de acesso e de localização.

Ainda, foi concluído pelos presentes que deverá haver uma campanha de comunicação para informar a população sobre a finalidade e utilização do Pronto Socorro do hospital e das Unidades de Saúde do SUS.

O Hospital de Caridade Frei Clemente e a Secretaria Municipal de Saúde de Soledade agradecem, na pessoa do presidente do CMS, Gilmar Rodrigues, a todos os demais conselheiros, que sempre estiveram atentos às necessidades das pessoas, do hospital e da SMS, por isso vieram pessoalmente para ouvir, trazer sugestões e auxiliar a encontrar melhores soluções, pois é assim, com diálogo propositivo que todas as pessoas e entidades saem mais fortalecidos e qualificados para fazerem o trabalho da forma mais correta.

Destaques

Últimas notícias